Termômetro Broadcast Bolsa: Mercado eleva cautela com Ibovespa mesmo após semana de forte perda

Termômetro Broadcast Bolsa: Mercado eleva cautela com Ibovespa mesmo após semana de forte perda

A percepção negativa para o mercado de ações teve alta importante no Termômetro Broadcast Bolsa desta sexta-feira, comparado à edição anterior. A expectativa de queda saltou de 15,79% para 27,78% dos participantes, enquanto o porcentual dos que veem ganhos para o Ibovespa caiu de 52,63% para 50,00%. Os que esperam estabilidade são 22,22%, ante 31,58% no levantamento anterior. A pesquisa se refere ao período entre 2 e 6 março. Nesta semana, até as 14h30, horário de encerramento do Termômetro, o índice acumulava recuo forte, de 10,20%, caminhando para ter a pior perda semanal desde novembro de 2008.

Após uma semana de forte aversão ao risco nos mercados, os investidores seguirão acompanhando com lupa o noticiário sobre a evolução da epidemia do coronavírus pelo mundo e seus impactos sobre a economia, especialmente diante do forte alerta feitos hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na agenda da semana, o destaque internacional é a chamada “Superterça” nos Estados Unidos, em 3 de março, quando 14 Estados elegem um terço dos delegados que definirão o candidato do partido Democrata na eleição presidencial. Na sexta (6), sai o relatório de emprego norte-americano, com o payroll de fevereiro. Ainda no exterior, outro foco de atenção são dados do comércio exterior na China, que devem sair na próxima semana, e já podem captar os primeiros impactos econômicos do coronavírus.

No Brasil, ponto alto do calendário de indicadores é a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre e de 2019, na quarta (4). “Projetamos crescimento de 0,5%, encerrando o ano com expansão de 1,1%. O consumo deve ser o destaque positivo do trimestre, ao passo que os investimentos podem voltar a frustrar”, disseram os profissionais do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

O Termômetro Broadcast Bolsa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do Ibovespa na semana seguinte. A ideia é mostrar para o leitor a percepção dos profissionais – e não das instituições financeiras – a partir da resposta para pergunta: Qual o sentimento para o Ibovespa na próxima semana? As alternativas apresentadas são de variação positiva, negativa ou neutra.

A pergunta é enviada às quintas-feiras e as respostas devem ser encaminhadas até as 14h30 da sexta-feira. Após o encerramento do período, o departamento de Dados do Broadcast calcula o porcentual obtido a partir de cada uma das opções apresentadas pelo Termômetro. As respostas individuais dos participantes ficam em sigilo e os jornalistas não têm acesso a elas. A publicação dos resultados é feita nos serviços em tempo real do Broadcast às sextas-feiras.

ngo termometro broad julho


Fonte: Agência Estado

Compartilhar :
plugins premium WordPress