Inflação da Classe Média Fechou o Ano de 2015 com 10,43% de Aumento
Por CORECON-SP
Em Dezembro deste ano, o ICVM aumentou 0,66%, inferior aos 0,92% do mês anterior. Nos primeiros 12 meses do ano acumula uma alta de 10,43% em 2015, superando o teto superior da meta de inflação em quase 4 pontos percentuais.
Por grupos, as variações e as contribuições relativas para o aumento em Dezembro, estão apresentadas na tabela seguinte.
O Índice
O Índice do Custo de Vida da Classe Média – ICVM, é elaborado pela Ordem dos Economistas do Brasil, diz respeito às famílias paulistanas que recebem de 10 até 39 salários mínimos, e abrange cerca de 20% da população da Cidade de São Paulo, e 40% da massa consumidora. Corresponde às classes médias média e média alta.
As Variações do Mês de Dezembro
Os grupos Alimentação, Habitação e Despesas Pessoais são responsáveis por 79,4% da Majoração do ICVM em Dezembro.
O grupo Alimentação aumentou 1,27% no mês e fechou o ano com um aumento de 10,59%, e explica 31,8% da majoração do índice. Aqui se destacam, por ordem de impacto no índice, os aumentos no tomate (+ 13,13%), refeição fora de casa (+ 0,45%), mamão (+ 7,36%), açúcar (+ 10,85%), feijão (+ 9,52%), laranja (+ 7,48%), refrigerante (+ 1,77%) e cebola (+ 10,91%).
Outro grupo a pressionar o indicador, foi Habitação, com 0,52% no mês e 10,52% no ano, explicando quase um quarto da majoração do índice. Os destaques vão para serviço doméstico (+ 0,88%), TV por assinatura (+ 1,46%), Condomínio (+ 0,32%) e aquisição de televisor (+ 1,85%).
O terceiro grupo que pressionou o ICVM em 23,8%, foi despesas pessoais, com 1,12% em Dezembro e 9,95% no ano. Os responsáveis pelo aumento foram, principalmente, viagem de excursão (+ 4,19%) e perfume/colônia (+ 4,02%).
O Novo Índice de Serviços x Produtos
O ICVM está desmembrado em dois Sub-Índices: Serviços e Produtos. O sub-índice de serviços é composto por 82 itens e tem um peso de 56,41% no índice geral. O sub-índice de produtos apresenta 386 componentes e pesa 43,59%. Em Dezembro, o índice de serviços experimentou uma alta de 0,38%, e acumula uma elevação de 10,76% nos últimos 12 meses. O índice de produtos aumentou 1,03%, devido ao aumento nos itens de alimentação, e a alta acumulada no ano é de 10,01%.
O Índice de Difusão
Dos 453 produtos e serviços pesquisados, 326 ou 72% aumentaram, 33 ou 7% permaneceram estáveis e os restantes 94 ou 21% caíram. Em relação ao mês de Dezembro/2014 o índice apresentou uma forte elevação, passando de 61% para 71% em Janeiro, e reduziu um pouco para 69% em Fevereiro e 66% em Março e teve uma leve subida em Abril e de 67%, permanecendo estável em Maio (67%), e aumentando para 69% em Junho e para 70% em Julho, e em Agosto refluiu para 66%, e em Setembro para 65%, e agora aumentou bastante para 72% em Outubro e para 74% em Novembro, e caiu para 72% em Dezembro.
As Fontes dos Dados
Os dados brutos de preços são fornecidos por 2 fontes: uma própria da Ordem dos Economistas, principalmente na construção dos Índices Hedônicos referente a bens e serviços mais sofisticados e que são consumidos e utilizados pelas classes média-média e média-alta. A outra fonte é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE que, por meio de convênio com a Ordem dos Economistas, se prontifica a fornecer mensalmente as variações de preços dos subitens que compõem o seu Índice de Preços ao Consumidor.
A tabela a seguir, resume os aumentos verificados por grupos no ano de 2015, em ordem decrescente:
Por sua vez, a tabela seguinte apresenta os 20 itens que compõem o Índice, e que mais cresceram em 2015. Só o aumento da energia elétrica explica 10,8% do crescimento do ICVM; os 20 produtos e serviços listados explicam 51,0% da majoração do Índice.
* O ICVM é coordenado por José Tiacci Kirsten, Professor Titular de Economia da FEA/USP e Diretor Presidente da Data Kirsten.