NGO-CambioNews grd

BC/COPOM “enxugando gelo” fortalece perspectiva final de pib zero em 2022!

Quando há mais de dois meses mencionamos num de nossos posts a perspectiva de 2022 ser um ano perdido com crescimento nulo, alguns dos leitores “mais a direita” foram críticos. 

Contudo, após a reunião do BC/COPOM encerrada ontem e em que mais uma vez referendou sua permanente dicotomia entre “discurso contumaz de austeridade” e “atitude decisória absolutamente tímida”, a percepção da efetiva viabilidade, praticamente irreversível porque não há tempo para recuperar os erros sistêm…

Leia mais

Cenários prospectivos incertos afastam amplamente o otimismo e aumentam incerteza

Para onde vai o país na questão fiscal e no ambiente político focando as próximas eleições?

Arrebentamos a primeira para privilegiar a segunda!

O  contexto brasileiro fica, cada vez mais, complexo e difuso, com a  ampla necessidade de coibir a intensificação da pobreza com acentuada miséria da população, campo fértil para o populismo político, e a efetiva carência de fontes sustentáveis aos programas de benesses governamentais pró população, por imponderável.

O governo, irres…

Leia mais

BC enfrenta o inexorável desafio de reverter o irreversível!

O tempo é implacável, na maioria das vezes não permite que se resgatem erros cometidos na trajetória, e este é o desafio posto ao BC por não ter feito a coisa certa no tempo certo, e, agora, com a inflação consolidada no país de forma irreversível busca justificá-la de diversas formas, mixando ou atribuindo culpas a ocorrência da pandemia, a escassez de produtos e a elevação dos preços,  buscando ocultar as omissões antecedentes que consolidaram a base de sustentação da inflação p…

Leia mais

BC emite alerta óbvio e tardio, sobre o que deveria ter feito e não fez!

Quando o Diretor de Política Monetária do BC avaliou que é sempre melhor um mercado de câmbio em que a autoridade monetária não interfira, mas que a autoridade tem estado atenta desde setembro, e o organismo, coincidentemente,  passa a demonstrar maior interferência, a leitura que fica é que não é uma mensagem proativa, mas tão somente a constatação do que deveria ter sido feito ao seu tempo e não o foi com eficácia e pontualidade.

A máxima em câmbio do ponto de vista direcional p…

Leia mais

“Fatura” de erros de política monetária e econômica do Brasil já compromete 2022

É inegável que o mundo global “ao acordar” da fase mais intensa da pandemia está enfrentando uma forte tendência inflacionária de custos, e isto decorre da retomada que representa maior demanda de bens que apresentam escassez no momento e de questões climáticas imponderáveis e imprevisíveis.

Mas, é preciso separar o “joio do trigo” e não permitir se seduzir pelas alegações do governo brasileiro, em especial do Ministério da Economia, de que a “culpa é dos alimentos e da questão hídrica…

Leia mais


Copyright © 2021. Direitos pertencentes a seus respectivos autores. É obrigatória a menção à fonte e ao autor para reprodução total ou parcial dos textos. Esta é uma publicação de caráter informativo e não deve ser considerada como uma oferta de compra ou venda de ativos ou de qualquer instrumento financeiro.

Coluna CâmbioNews nos principais veículos:

Investing.com
Money Times
Money Times
Broadcast - AE

exclusivo para assinantes

Mesa: (11) 3291-3260    |    Tel: (11) 3291-3266    |    Fax: (11) 3106-4920

Ouvidoria

0800 777 9504

ATENDIMENTO

de segunda a sexta-feira

das 09h00 às 18h00

ouvidoria@ngo.com.br

Acompanhe a NGO
ngo-icon b-facebook    ngo-icon c-twitter 

ngo-icon a-logo