Notícias

PIB encolhe e projeção da inflação pelo Focus está fora da curva da tendência

PIB encolhe e projeção da inflação pelo Focus está fora da curva da tendência

Por NGO

O PIB brasileiro no terceiro trimestre teve uma retração de 1,7% em relação aos três meses anteriores e ganhou destaque negativo no cenário global, por ter sido a maior queda entre os 41 países, que já divulgaram o PIB do período e também a mais longa.

Este é o terceiro trimestre consecutivo de retração, esta sequência negativa nunca havia sido registrada em nenhum dos países analisados. Para o diretor da NGO Corretora de Câmbio, Sidnei Nehme, os números evidenciam a situação econômica do país e não dão chance para que a culpa seja atribuída ao cenário externo.

“Realidade, sem risco de que mais uma vez o governo atribua a culpa a crise internacional. Agora somos a pior indiscutivelmente”, ressalta Sidnei Nehme.

Para o diretor da NGO, os números só reforçam o que já é percebido pela população. “Absolutamente perceptível independente dos números confirmatórios. Classes mais baixas, supostamente protegidas pelo governo, são as que mais sentem os efeitos e em 2016 poderão perder parte dos benefícios ainda existentes pelo simples fato do governo não ter recursos”.

A tendência de piora da situação econômica se mostra ainda maior do que aquela divulgada oficialmente. O Boletim Focus, que divulga semanalmente pesquisa de expectativa de mercado, aponta para uma tendência muito fora da curva.

“O Boletim Focus está com projeções de inflação e câmbio para 2016 expressivamente fora da curva da tendência. Deverão se situar bem acima de 6,64% e R$ 4,20. Contudo para a contração do PIB e da produção industrial já começa a sinalizar bem a tendência, que, naturalmente se agravará mais. O pior está por vir e certamente 2016 pode ser igual ou pior do que 2015 com maior agravamento social impactando negativamente no emprego, renda e consumo”, analisa Sidnei Nehme.

Desemprego, queda de renda e queda do consumo. Todos estes elementos apontam que 2016 verá a crise se agravar”.

Compartilhar :
plugins premium WordPress