Banco Central desenvolve Indicador de Custo do Crédito (ICC)
No âmbito dos estudos de indicadores para o custo do crédito bancário da Agenda BC+, o Banco Central desenvolveu nova metodologia que identifica o custo médio dos empréstimos no Sistema Financeiro Nacional.
O novo índice, denominado Indicador de Custo do Crédito (ICC), estima o custo das operações de crédito considerando todos os financiamentos na carteira dos bancos (não só os recém contratados) e a intensidade do uso de cada financiamento. As atuais estatísticas de taxas de juros divulgadas pelo Banco Central focam nas taxas das operações de crédito contratadas no mês em curso. Para uma visão mais completa do custo do crédito, é necessária a combinação de informações atuais com a informação fornecida pelo ICC.
O ICC representa de forma mais fidedigna os desembolsos previstos pelos contratos vigentes. Ele é calculado a partir da relação entre o volume de juros no serviço da dívida e o saldo da carteira de crédito. A sua divulgação periódica na internet amplia o volume de informações disponíveis para a sociedade.
O BC considera que o aprimoramento contínuo das estatísticas do mercado de crédito é essencial para a qualidade da informação. Para o Banco Central, o novo indicador será ferramenta importante de apoio ao desenvolvimento das ações do Crédito Mais Barato, pilar da Agenda BC+.
Veja a apresentação completa.
Fonte: Banco Central do Brasil