Notícias

Yellen especula sobre juro e causa volatilidade no mercado

Yellen especula sobre juro e causa volatilidade no mercado

Por NGO

A presidente do Fed (Federal Reserve), Janet Yellen, apontou a possibilidade de alta da taxa de juros, pelo Banco Central dos Estados Unidos, já na próxima reunião de dezembro, com isso, a taxa subiria lentamente para sustentar a recuperação da economia norte-americana. Mas a autoridade afirmou também que não há nada conclusivo.

A repercussão do discurso no Brasil trouxe queda na bolsa e alta do dólar. “Juro americano não deve subir este ano, mas Yellen especula com o fato para sentir o mercado e acaba gerando volatilidade” – Sidnei Nehme.

De acordo com a Agência Reuters, em seu pronunciamento no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, Yellen disse que o Fed está esperando que a economia continue crescendo a um ritmo para voltar à meta de inflação a médio prazo. Caso a expectativa se confirme, dezembro seria uma possibilidade viva de aumento da taxa, de acordo com a presidente do Fed.

Para o diretor da NGO Corretora de Câmbio, Sidnei Nehme, o aumento da taxa de juros americano em dezembro é improvável e o tom do discurso de Yellen se mostra jocoso, deixando clara a falta de convicção no discurso.

“Postura de comandante do Fed precisa ser de falar nos momentos pré-definidos, caso contrário, estimula especulação e volatilidade e se torna pouco séria”, esclarece Sidnei Nehme.

O discurso de Yellen impactou diretamente no mercado, mudando a trajetória da bolsa e do dólar no dia pronunciamento (04/11). Na data, o dólar comercial fechou com valorização de 0,64%, a R$ 3,7968 e o Ibovespa fechou em queda de 0,71% aos 47.710,10 pontos.

Compartilhar :
plugins premium WordPress