SISCOSERV: Saiba quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas

0
0
0
s2sdefault

Uma obrigação acessória da Receita Federal, com nove manuais, uma lei como base, mais de 30 soluções de consulta, várias portarias conjuntas e atualizações constantes. Fazer o registro correto das informações no SISCOSERV exige especialização e atualização constante.

Correções e adaptações legais acontecem com frequência, portanto, as palavras-chave para o cumprimento desta obrigação são: dedicação e atualização.

Muitas empresas têm dificuldades em cumpri-la não só pelas atualizações frequentes, mas também, pelo controle interno das informações necessárias para fazer os registros.

É comum que organizações tenham em sua estrutura departamentos que cuidem especificamente da compra de produtos, porém, não é recorrente que haja um departamento que centralize a contração de serviços. Geralmente, cada departamento faz contratações diferentes, com peculiaridades distintas, que interferem na hora do registro.


O preenchimento incorreto do registro pode trazer além da cobrança de multas a perda de benefícios.

Os prazos de registros do SISCOSERV estão relacionados ao início da prestação do serviço ou quando houve a transferência do intangível. Há uma grande confusão entre fluxo de pagamento e fluxo de serviço e a obrigação acessória está relacionada a este último.

Outro ponto é a questão cultural da empresa, que muitas vezes, realiza o controle dos serviços a partir da emissão de uma fatura de pagamento, sem que haja um registro do momento em que ele foi executado.

Dificuldades de identificar a nacionalidade de alguns fornecedores, causadas muitas vezes pela contratação de um agenciador/ intermediário; preenchimento incorreto, que em alguns casos, traz além da cobrança de multas a perda de benefícios, são outros obstáculos encontrados pelas organizações.

Ainda há o desencontro de informações, a ausência de documentos e a falta de melhores práticas.

Por isso, para evitar o não cumprimento de prazos e o preenchimento errôneo PROCURE SEMPRE orientação especializada.

CLIQUE AQUI e saiba mais.

 

0
0
0
s2sdefault
Mesa: (11) 3291-3260    |    Tel: (11) 3291-3266    |    Fax: (11) 3106-4920

Ouvidoria

0800 777 9504

ATENDIMENTO

de segunda a sexta-feira

das 09h00 às 18h00

ouvidoria@ngo.com.br

Acompanhe a NGO
ngo-icon b-facebook    ngo-icon c-twitter 

ngo-icon a-logo